História do nosso Clube





Histórico do Clube
Nome: Duque de Caxias
Data de Fundação: 28/04/1968
Local: IASD Central de Hortolândia – Hortolândia/São Paulo



       Tudo começou quando o pastor Wilson Sarli retornou ao Brasil com a novidade e não demorou muito para que nas campinas de Hortolândia o jovem Manuel Borges (hoje Pr. Manuel Borges) de 16 anos de idade comenta-se na igreja o plano e criasse no dia 24 de Abril de 1968 o Clube de Desbravadores Duque de Caxias, tendo de inicio por volta de 20 membros, foi o primeiro clube registrado na Associação Paulista Central, ainda jovem e escasso de recursos buscou auxílio nos jovens da igreja, Roberto Zanardi, Rita Faria e Daniel Martins dentre outros tantos que apoiaram e incentivaram um dos clubes mais tradicionais e fortes a conquistar prêmios nacionais.
A Princípio os desbravadores se reunião na Igreja, depois foram para a escola que a Igreja Central construiu (atual CAHo), em 1992 passou a ser frequentemente na Chácara da Instrutora Vó Dorina. Atualmente nos reunimos na Igreja Central novamente.
O Clube de Desbravadores Duque de Caxias em seus 45 anos tem transformado vidas direta e indiretamente por poder colaborar com os juvenis da igreja a se tornarem líderes que vão ao mundo levar a mensagem do advento a nossa geração, tornando-se ávidos pregadores fundando grupos e igrejas através do belíssimo trabalho de clubes de Desbravadores. Como podemos ver pela Desbravadora Betsy em Suyatal - Honduras, umas das fundadoras do clube “Panteras Del Suyatal” e pelo Desbravador Jonas Henrique em Sumaré-SP, fundando o Clube Moriá.
Porém o nosso maior exemplo e mais marcante da história do Clube Duque de Caxias chegou em 1969 e como instrutora, a professora Dorina Prates dos Reis Azevedo conhecida como Vó Dorina permaneceu Duquesa até o dia do seu descanso (Falecida em 26/11/2013). Foram 106 anos de vida e experiência, sendo que destes trabalhou e acampou conosco até os 100 anos. Incrível mas a sua determinação e coragem nos motivará e impulsionará nessa caminhada cristã, sempre. Sua faixa repleta de especialidades e camporis que poderá ser apreciada na exposição do museu do Desbravador, que na sua inauguração esteve presente juntamente com pastor Henry Berg sua esposa Miriam, Arnold Plata e sua esposa Dixie que autografaram pela primeira vez (disse pastor Henry Berg criador do hino dos desbravadores e bandeira) uma bandeira dos Desbravadores, e esta pertence ao nosso Clube Duque de Caxias.

Este é um clube rico em histórias de fortes emoções que nunca teve por vencido nas dificuldades, tendo então funcionado desde a fundação.
Venha e junte-se a nós, descobrindo como é ser um Duque/Duquesa.