Especialidades








Aracnídeos (Aranhas)











  1. Colecionar, (o ideal seria desenhar), ou identificar e fazer mostruário de pelo menos quinze espécies de aranhas. Devem estar bem arrumadas num quadro de insetos imediatamente depois de mortas, porque se contraem muito mais que os insetos comuns. A coleção deve incluir a aranha dourada dos jardins (Argiope aurantia) e a tipula ou cafeteira.
Os estudantes devem tentar desenhar as seguintes aranhas:
 Lince, Viúva-Negra (Latrodectus), Ventre Negro (Ctenus Nigerven ter), Licose raptoria, Caranguejeira (Migala), Argiopa Arantes, Meirinha caçadora de moscas, Gasterocanta. 0 escorpião, o carrapato, os ácaros e os sarcóptos da sarna são da família dos aracnídeos.

  2. Qual o maior membro da família das aranhas? 
A maior aranha e a caranguejeira, e mansa e não tece teia para apanhar insetos; os apanha com as patas anteriores .
Os aracnídeos são diferentes dos insetos, pois não sofrem metamorfose, como os insetos. Os aracnídeos tem o com dividido tem duas partes: cefalotórax e abdome, ao passo que os insetos possuem três divisões: cabeça, tórax e abdome, e só possuem seis patas e na cabeça antenas. 


  3. Fazer uma descrição(quarenta palavras) da espécie viuva negra e tarântula. 

A aranha mais perigosa e a vulgarmente conhecida por Viuva Negra, do Gênero Latrodectus nactana e da família Tiridídeos; com variedades espalhada no mundo inteiro que ocorre no Brasil, do Sul ate o Rio de Janeiro. A Viuva Negra e fiandeira, tem o corpo arredondado com pernas longas, com manchas nos lados e embaixo no_ abdome.
A Tarântula ou Ventre Negro também e venenosa e agressiva, vive nos porões e debaixo de pilhas de madeira. Possui o corpo alongado e tem as queliceras rubras; a cor geral e cinza com desenhos mais escuros no dorso, as pernas são longas e o ventre negro. 


  4. Citar três pontos porque as aranhas diferem dos insetos. 

As aranhas são animaizinhos interessantes; com diversos apêndices, sendo quatro pares de patas, dois pedipalpos e duas quelíceras.
Alguns são deveras venenosas, outras tem o veneno como se fosse uma picada de abelha e outras não tem veneno. 


  5. Fazer cuidadoso desenho (cerca de um quarto do tamanho natural) de uma teia de aranha. 

Essa é com você


  6. Que outras espécies de teias ha, alem da comum? 

A teia de aranha, por ser Muito fina, e utilizada na Cruz de Mira , do campo visual dos instrumentos óticos. 


  7. De que se alimentam as aranhas? Fazer uma relação das vitimas encontradas nas teias.

Essa é com você.


  8. Qual a utilidade da teia de aranha? 

Ha muitos tipos de teia de aranha, e todas elas são verdadeira obra de arte que só é atribuída a sabedoria do Criador. Porem, essas teias só tem um fim, são armadilha para capturar insetos e outros animaizinhos de que se alimentam. Elas fabricam fios pegajosos. algumas aranhas fazem teias só para abrigar os ovos; es as caçam com as patas dianteiras e os pedipalpos.
Nas teias das fiandeiras pouco podem fazer relação dos insetos mortos, porque depois de sugarem as vitimas as aranhas cortam o fio e os derrubam ao solo. Em geral elas não deixam lixos em sua casa. 
 


 9. Achar duas referencias na Bíblia de aranhas e teias. 
Em Jó 8: 4 e Isaias 59:5 temos belas referencias sobre as teias das aranhas. 


  10. Quais os principais inimigos das aranhas? 

Os maiores inimigos das aranhas são as vespas, as aves e o homem. 


  11.Que fazem as aranhas e explique:
a) Ajudam-nos? Essa é com você  
b) ferem-nos e estragam o que e nosso? Essa é com você